quinta-feira, 31 de maio de 2012

Moacyr Pinto lança o livro "Tecendo o Amanhã"


Moacyr Pinto fala de seu livro "Tecendo o Amanhã" na Ciranda de Poesia na Cia Cultural Bola de Meia

Bom dia, pessoal!

Ontem (30 de maio), o escritor, sociólogo, professor e ex-secretário de educação de São José dos Campos, Moacyr Pinto esteve na Ciranda de Poesia para falar de sua mais nova obra que está sendo lançada: Tecendo o Amanhã.
Trata-se de um romance, porém muito próximo da realidade; a história tem como pano de fundo uma comunidade católica progressista que unida por objetivos comuns de liberdade, autonomia e humanidade empreende movimentos pela busca desses ideais.
A obra é inspirada em tempo e espaço na região do ABC paulista da época das primeiras fábricas de grande produção e do surgimento das primeiras forças sindicais não só dessa região como do país.
Toda a dialética desenvolvida pelo autor é fruto de sua própria militância. Professor Moacyr foi, desde muito cedo, trabalhador operário, sempre engajado em movimentos de liderança comunitária, e mesmo após a conquista de uma nova profissão como professor (fundamental, ensino médio e acadêmico), nunca deixou de estar inserido no contexto de forças intelectuais e comunitárias por mudanças e desenvolvimento da população pobre do país. Como ele mesmo diz, trata-se de uma obra literária a partir do chão. Por isso é tão próxima da realidade. Alguns elementos da obra são literalmente históricos, outros mais romanceados, mas o que o autor ressalta é que é um resultado de sua formação a partir da prática, a partir do engajamento e não de teorias construídas a partir de uma formação individualista.
Com relação à contribuição da Ciranda de Poesia para a cidade de São José dos Campos, o autor salienta que é duplamente formadora, uma vez que, acontece num ambiente amigável e é isso que dá margem para que se desenvolva o “fazer coletivo”, e que também possui uma contribuição fundamental para o desenvolvimento e formação mais subjetiva do leitor e do cidadão joseense.
Obrigada, Professor Moacyr, pela colaboração e disponibilidade.
Após a entrevista, gentilmente cedida. (Professor Moacyr e Giselle Lourenço).


Nenhum comentário:

Postar um comentário