sábado, 9 de junho de 2012

Projeto Curta Sopa de Letras

Iniciou-se neste sábado, 9 de junho, a Oficina de Curta-Metragem do Projeto Curta Sopa de Letras no Centro de Promoção Humana Dom Oscar Romero, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A maioria dos participantes são membros da PASCOM e o grupo já demonstra grande motivação para as propostas do Projeto.
Atentos, os participantes da oficina assistiam uma apresentação de um texto pelas colaboradoras do projeto que trabalham com teatro.


O Projeto foi idealizado pelos professores Paulo Henrique Pereira (responsável pelo processo de roteirização e filmagem) e Giselle Lourenço (responsável pelo módulo de produção de textos) e pode ser ministrado em qualquer espaço físico que comporte uma turma de no máximo 20 pessoas.
No primeiro dia da oficina do CPH Dom Oscar Romero, a escritora paraisopolitana Rosângela Fonseca falou aos participantes sobre como acontece seu processo de escrita e também contou como descobriu-se com o dom de escrever histórias e poesias.
Rosângela Fonseca falando sobre seu processo de produção de textos.
Estamos ansiosos em saber que histórias serão produzidas por um  grupo tão engajado como esse. Para nós, será um prazer trabalhar com essa turma. Inauguramos bem o ano de 2012!
Entre tantos outros textos, exploramos a poesia de Drummont e todos se comprometeram em fazer da escrita a pedra preciosa do caminho.


Uma pequena explicação sobre o trabalho:
Trabalhamos o processo de produção de textos através de noções redacionais, exploração da Língua Portuguesa e de gêneros textuais utilizando a sequência didática proposta pela Escola de Genebra - que visando repensar algumas práticas pedagógicas de professores de língua materna, defende a didática da diversificação e foge aos moldes tradicionais puramente gramaticais para proporcionar a socialização dos falantes de mesma língua materna - Interacionismo Sociodiscursivo. Após o processo de produção textual, os participantes são convidados a transformar o texto em roteiro para filmagem em linguagem cinematográfica. O último módulo é a produção do curta-metragem com o envolvimento de todos os participantes no processo de criação de vídeos. Conheça melhor os passos do trabalho e leia o release dos idealizadores em nosso perfil do Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003741611292






Um comentário:

  1. Muito legal, Giselle! Tomara que seja muito proveitoso pra vcs e pra todo mundo que está envolvido nesse projeto! Beijos

    ResponderExcluir