quarta-feira, 8 de setembro de 2010


Você sabe qual a origem da palavra HERMÉTICA?


Eu não sabia. Outro dia, estudando um pouco sobre mitologia grega - assunto este que me desperta muitíssimo interesse devido à criatividade artística das representações e simbolismos - soube de onde advira a palavra. 

Para as civilizações gregas antigas, o deus Mercúrio era o deus da ciência. Toda sabedoria estava nele contida. Em Roma, o deus Mercúrio era conhecido como Hermes, o mensageiro do Olimpo. Nas escolas das antigas civilizações, a sabedoria de Hermes era passada apenas de "boca a ouvido" e quem a recebia fazia juramento de silêncio. Acredita-se que era assim que se passava, desde os primórdios, os princípios da Alquimia, a arte de produzir o ouro. Essas escolas, cujos sistemas de transmissão deveria ser fechado, eram as escolas herméticas (que recebiam a sabedoria de Hermes). Daí o nome "hermético" para designar algo extremamente fechado, sem brechas para passagem de nada; nada entra e nada sai. 
É muito comum vermos a palavra "hermética" em tampas de vasilhames ou garrafas térmicas, onde a passagem do líquido não deve ocorrer. 
Outro termo que advem de Hermes é a palavra "hermenêutica". Essa palavra é consideravelmente utilizada no estudo da Teologia, onde então vai significar a extração do conteúdo de mensagem verdadeira ou o mais próximo possível da verdade, sem dissonâncias. Quando se faz uma hermenêutica bíblica, por exemplo, se situa no contexto referido para que seja extraído aquilo que o autor queria de fato passar ao escrever determinado texto.
Enfim, agora já sabemos que tudo que é de Hermes designará em sabedoria, proximidade com a verdade, selado, guardado a sete chaves.
Giselle Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário