segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Livro de Celio Turino - O Brasil de baixo para cima

Lançamento: Ponto de Cultura Resenha por Leonardo Brant
Demorei um pouco para resenhar o livro “Ponto de Cultura, o Brasil de baixo para cima”, do ex-secretário de cidadania cultural do MinC, Celio Turino, que colocou de pé o programa mais inovador das políticas culturais brasileiras, o Cultura Viva. O livro está sendo lançado em todo o Brasil e pode ser adquirido em versão impressa ou digital. Trata-se de um dos depoimentos mais importantes da história recente da política cultural brasileira. Primeiro pela qualidade das reflexões e da abordagem prático-teórica, algo difícil nos dias de hoje. Depois pela humildade com que trata as questões mais difíceis que o próprio Turino enfrentou e o programa enfrenta até hoje.
Dificuldade, aliás, é o que não falta para quem pretende enfrentar estruturas precárias, orçamentos inexistentes e a falta de institucionalização das políticas de cultura. Turino nos conta como enfrentou essas questões fazendo, enquanto implementava o programa e colocava de pé o mais importante legado do governo Lula para a cultura.
Tive o privilégio de trabalhar ao lado de Celio Turino e dar a minha contribuição ao processo de desenvolvimento do programa Cultura Viva, que conta agora com essa espécie de guia para o longo caminho que ainda há de percorrer, pelas periferias, grotões e pontos energéticos deste Brasil, visto de baixo para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário