quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vamos fazer ou frequentar?

Por Giselle Lourenço

Certo dia, ouvi uma pessoa falando que houve um tempo em que ela fazia academia. Fiquei comigo a pensar: “será que antes de exercer sua função atual no trabalho, ela trabalhava com obras de construção civil?”. Imediatamente me dei conta que esse termo é usado por grande parte das pessoas, ao menos na região onde eu vivo, quando as mesmas querem se referir ao hábito de freqüentar aulas numa academia de ginástica.

O fato é que não se faz academia e sim se freqüenta a academia, ou então posso ainda dizer que faço aulas na academia. Quem faz academia pode ser, no mínimo, um pedreiro na edificação do espaço físico ou um engenheiro na elaboração geral da obra.

No contexto, seria o mesmo que dizer “fazer sala” - o que significa, metaforicamente, “fazer companhia a uma visita”. Mas há ainda um diferencial aqui – o termo “fazer sala” é tradicional nos colóquios da língua portuguesa e digamos que poderia até ser empregado numa ou noutra redação, numa obra literária, pois sabemos que fazer sala não significa, necessariamente, construir uma sala e sim permanecer como anfitrião para alguém. Já o termo “fazer academia” parece que ainda não flui bem no contexto, seja na linguagem escrita ou, até mesmo, na verbalizada.

E você? O que pensa? Pretende freqüentar a academia ou faz aulas em alguma?

Resumo:
Academia = objeto concreto que só pode ser feito no sentido de edificado, construído fisicamente.
Aula = objeto abstrato, não palpável, que pode ser feita no sentido de freqüência, de participação no campo das idéias ou da produção intelectual, mas não pode ser construída como um prédio como a academia, por exemplo.

2 comentários:

  1. Menina!!! desabrochando na arte das palavras hein! Parabéns! Adorei todos os textos. Esse último aí então...digno de profunda reflexão.
    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Então... quando digo que "não faço academia", não necessariamente estou assumindo uma condição de sedentarismo...rs

    ResponderExcluir