sexta-feira, 11 de maio de 2018

Metendo a língua: pleonasmo trágico

Caso eu presenciasse uma cena de crime e resolvesse dizer: "Matou-os a ambos", os devotos da Santa Gramática acusariam-me de pleonástica. Mas e Machado de Assis?
- Não, senhora narradora. Machado de Assis usa recurso estilístico, epíteto de natureza, coisas assim.Nunca ouviu falar?
- De minha natureza mesmo, o que eu faria seria usar um epíteto para expulsar sua fala intrusa da minha narrativa. Não vês que tento estabelecer um diálogo com meu leitor? A pergunta acima foi feita a ele ou ela. Não era plano aparecem aqui duas personagens: você, ó estiloso intruso, e eu, que, de narradora, passei a personagem à procura de um epíteto que te mande embora. Será que posso escrever um "saia fora" do meu texto?
- Ah, não, senhora narradora. Isso daí já é um pleonasmo vicioso mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário